quarta-feira, 20 de julho de 2011

Movimento Teosófico Moderno


O movimento teosófico moderno foi fundado em 1875 na cidade de Nova Iorque por Helena Blavatsky, com a colaboração de Henry Olcott e William Judge, e seguindo orientações de sábios dos Himalaias.

Os seus 3 objectivos são:
1- Formar o núcleo de uma Fraternidade Universal Humanidade, sem distinção de raça, credo, sexo, casta ou cor.
2- O estudo de religiões, filosofias e ciências antigas e modernas, demonstração da importância de tal estudo.
3- A investigação das leis inexplicadas da Natureza e dos poderes psiquicos latentes no Homem.

...

A Declaração da Loja Unida de Teosofistas

O programa de acção dessa Loja consiste em devoção independente à causa da Teosofia, sem vinculação oficial a nenhuma organização teosófica. Ela é leal aos grandes fundadores do movimento teosófico, mas não se ocupa com desavenças ou diferenças de opiniões individuais.

O trabalho a que ela se dedica e a meta que ela mantém em vista são demasiado importantes e demasiado elevados para que haja tempo ou disposição para participar de questões laterais. O trabalho e a meta são a disseminação dos princípios fundamentais da filosofia teosófica, e a exemplificação prática desses princípios através de uma compreensão do EU SUPERIOR; uma convicção mais profunda da Fraternidade Universal.

Essa Loja considera que a base inatacável para a união entre os teosofistas, independentemente de como e onde eles se situem, está na “similaridade da meta, do propósito e do ensinamento”, e portanto não possui nem Estatuto, nem Regimento Interno, nem Dirigentes. O único laço entre os seus associados é a base mencionada acima. Essa Loja tem por objetivo disseminar essa ideia entre os teosofistas, promovendo a Unidade.

Ela vê como teosofistas todos os que estão engajados no verdadeiro serviço pela Humanidade, sem distinção de raça, credo, sexo, situação pessoal ou organização.

Ela dá as boas vindas como associados a todos aqueles que estão de acordo com os seus propósitos declarados e desejam preparar-se, através do estudo e de outros modos, para serem mais capazes de ajudar e ensinar outras pessoas.

O verdadeiro teosofista não pertence a nenhum culto ou seita, e no entanto pertence a todos eles.

Sem comentários:

Enviar um comentário