quinta-feira, 17 de março de 2011
Os mapas de Piri Réis
Julho de 1957: Existem no Palácio de Topkapu, em Istambul, mapas antigos que pertenceram ao capitão turco Piri Réis que, depois de ter sido corsário, comandava a frota Otomana, em 1550.
Os mapas, que sem dúvida fazem parte de um atlas completo, apresentavam contornos muito precisos da África Ocidental e da América do Sul e Centro.
Em notas marginais, o próprio Piri Réis escxreveu as seguintes explicações:
«Estes mapas foram elaborados segundo os dados de vinte cartas, dos portulanos de quatro portugueses, que mostram o Sind, o Hind e a China, e de um mapa desenhado por Cristovão Colombo.
São exactos para a navegação sobre os sete mares como os mapas dos nossos países.»
Os mapas reproduziam não só os contornos exactos das costas da América do Norte, da América do Sul e do Antárctico, mas também a topografia do interior das terras.
A Gronelândia era apresentada sob a forma de 3 ilhas. As sondagens sismográficas realizadas no Sec. XX, provam que de facto a Gronelândia assenta em 3 ilhas distintas.
Arlington Mallery, Walters e Danirl Lineham, director do Observatório de Weston, nos EUA, e chefe dos serviços sismológicos do Ano Geofísico, acham que os dados datam pelo menos de 5000 anos a.c.
Fonte: "História desconhecida dos Homens" - Robert Charroux
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário