quarta-feira, 23 de março de 2011

Muladhara - Chakra Básico - Os Chakras - 2ª Parte


Este Chakra é localizado nos orgãos genitais e na pélvis, relacionado com as glandulas sexuais, governa o sistema reprodutor. Este Chakra anima a substância do copro fisíco, o poder e o instinto de sobrevivência. É a ligação com a terra. Concentra as energias da Kundalini, que uma vez despertadas avançam coluna acima, seguindo um padrão geométrico igual ao padrão apresentado na dupla hélice das moléculas de ADN.

Desiquilíbrio no fisíco:

Anemias, Constipações, sexualidade reprimida ou excessiva, frigidez, impotência, fadida, dores nas articulações, problemas de coluna, osteoporose, falta de energia, prisão de ventre, colite, apendicite...

Emocional equilibrado:

Impulso para agir, consciência instintiva básica, força, agressividade controlada, coragem, criatividade, generosidade, sensatez, em suma habilidade em obter o necessário para a vida e capacidade de cuidar de si.

Emocional desiquilibrado:

Egocentrismo, agressividade, preocupação, indolência, desanimação, confusão de interesses, medo de arriscar, timidez, insegurança, aspereza, apego material, tabus sexuais...

***

A forma geométrica é o quadrado, possuindo uma grande relação ao conhecimento ligado à terra, às quatro dimensões.

Este Chakra é onde nasce e reside a energia Kundalini que se movimenta em espiral, pelas nadis, rios internos conhecidos por Ida e Pingala que distribuem por todo o corpo energia e o impulso de vida.

Nadi Ida

Canal esquerdo transportador das correntes Lunares, natureza feminina visual e emocional, produção de vida, energia materna.
Equilibra a energia solar criando um equilibrio para si, tornando-nos mais relaxados e mais alertados mentalmente.

Nadi Píngala:

Canal direito que transporta as correntes Solares, natureza masculina, depósito de energia destrutiva. Torna o corpo fisíco mais dinâmico, aumentando mesmo a saúde.

A cor de Muladhara é o vermelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário