terça-feira, 28 de setembro de 2010

Humildade

Será que humildade passa pela falta de inteligência?
Não me parece...

Na minha modesta opinião:

Ser humilde é ter a dignidade de reconhecer falhas, é ter a sensatez de questionar quando necessário, é aceitar as criticas dos outros, sem com isso se sentir atacado.

Ser humilde é ter consciência que diáriamente se aprende, que é impossível conhecer tudo... e ainda bem que assim o é.

A vida é uma busca continua, que requer essa humildade se queremos evoluir e ser respeitados.

4 comentários:

  1. Não é falta de inteligência mas pode ter a ver com uma deficiência cerebral. Nomeadamente na falta de neurónios espelho (http://pt.wikipedia.org/wiki/Neur%C3%B3nio_espelho).

    ResponderEliminar
  2. "é um neurónio que dispara tanto quando um animal realiza um determinado acto, como quando observa outro animal (normalmente da mesma espécie) a fazer o mesmo acto. Desta forma, o neurónio imita o comportamento de outro animal como se estivesse ele próprio a realizar essa acção. Estes neurónios já foram observados de forma directa em primatas, acreditando-se que também existam em humanos e alguns pássaros.

    Nos humanos, pode ser observada actividade cerebral consistente com a presença de neurónios espelho no córtex pré-motor e no lobo parietal inferior. Alguns cientistas consideram este tipo de células uma das descobertas mais importantes da neurociência da última década, acreditando que estes possam ser de importância crucial na imitação e aquisição da linguagem. No entanto, apesar de este ser um tema popular, até à data nenhum modelo computacional ou neural plausível foi proposto como forma de descrever como é que a actividade dos neurónios espelho suportam actividades cognitivas como a imitação."

    ResponderEliminar
  3. A humildade para mim é sinónimo de inteligência. Saber reconhecer que se calhar até nem é bem assim como a gente pensa...ouvir e interiorizar uma opinião diferente da nossa...
    não temos que mudar a nossa forma de pensar mas pelo menos podemos ter em conta que existem outras verdades, outras formas de interpretar a mesma coisa. Reconhecê-lo é ter inteligência e muturidade. Ter a dignididade de reconhecer as nossas falhas por exemplo é também sinal de sabedoria e de bom senso.

    ResponderEliminar
  4. Nem mais Sylvie.
    Não é facil ser humilde... Mas é na tentativa desse mesmo estado que se evolui.

    ResponderEliminar