segunda-feira, 7 de maio de 2012

As pessoas não têm alma precisam de a criar


"Ter Alma" é ser capaz de marcar as nossas obras e comportamentos com a singularidade do Génio. Dar testemunho de um alto nível de criatividade."

"A Alma existe na maioria das pessoas apenas em estado virtual. Como dizia Gurdjeff "As pessoas não têm alma precisam de a criar." Apesar do efeito de choque que esta asserção pode ter no leitor, lembremo-nos que o ser humano vive de facto como se não tivesse alma. Nós vivemos apenas através de nossos condicionamentos físicos e culturais e não da alma. Conseguir viver em função da alma é uma conditio sine qua non para a nossa liberdade espiritual. Houve uma época em que a separação consciente entre alma e corpo era muito ténue, o suficiente para ter a percepção suprasensível do universo ou, pelo menos, poder nomea-lo. Os povos arcaicos viam e viviam, então, através dos olhos da alma."

"A imaginação é, sem dúvida, a função transcendente da alma e próprio universo em que vivemos é criação sua, oferecendo-nos a oportunidade de, através do prazer e do sofrimento, nos conhecermos a nós mesmos e, assim, despertamos."




in "Quando o XAMÃ voava" Gilberto Lascariz

Sem comentários:

Enviar um comentário