sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Review Infância, Memória e Imaginário (Portuguese Edition) - Fernando Azevedo (Coord.)


Passaram 10 dias desde que ganhei este livro através do Giveaways Goodreads. Recepcionei o livro em casa em menos de uma semana.

Segue então a minha review:

Tenho que salientar o brilhante capítulo "Ritual Iniciático e Imaginário Educacional n'As Aventuras de Pinóquio com a autoria de Alberto Filipe Araújo e Joaquim Machado Araújo. Merecedor de um rating de 5 (Esc de 1 a 5).

Aqui vai um excerto do Capítulo mencionado:

«.. o neófito apreende ao longo do seu percurso Iniciático um conjunto coerente de tradições míticas veiculadoras de dada "concepção do mundo.»
«A iniciação tem como objectivo transmitir aquilo que se passou no Tempo Primordial e não explicar-lhe nem a genealogia dos deuses, nem a criação do homem e do mundo. Daí que o momento central de toda a iniciação seja "representado pela cerimónia que simboliza a morte do neófito e o seu regresso entre os vivos. Mas ele ressuscita como um homem novo, assumindo um outro modo de ser. A Morte Iniciática significa simultaneamente o fim da infância, da ignorância e da condição Profana."(Eliade,1976:16). Assim sendo, a morte iniciática representa o "começo" de uma nova vida espiritual que se traduz na preparação de "um modo de ser superior" (Eliade, 1976:94, o que significa viver uma existência humana englobante e plena...»

Gostei também no 1º Capitulo "Da luta entre o bem e o mal, as crianças são sempre vencedoras." de Fernando Azevedo. Salientando a brilhante associação da figura da Bruxa "Clássica" (má de vassoura e verruga)
na nossa sociedade Patriarcal, e como a mesma tem sido alterada consoante o papel da mulher passa a ser mais activo.

Sem comentários:

Enviar um comentário