quarta-feira, 14 de setembro de 2011

S. Teotónio

Relíquia de S. Teotónio - Sé de Viseu

S. Teotónio nasceu em Ganfei, concelho de Valença, em 1082. Formado em teologia e filosofia em Coimbra e Viseu.
Acabou por ser ordenado presbítero onde foi prior da Sé de Viseu. Foi em peregrinação a Jerusalém, ao regressar foi-lhe proposto o bispado de Viseu, o qual ele recusou.

Enquanto Prior da Sé de Viseu usou de grande influência a favor do infante Afonso Henriques na luta pela independência contra sua mãe D. Teresa. Mais tarde tornou-se conselheiro do então já Rei Afonso I de Portugal.

Entretanto, foi de novo á Terra Santa onde quis ficar. Regressou porem a Portugal, em 1132, desta vez para Coimbra, onde foi um dos co-fundadores, juntamente com outros onze religiosos, do Mosteiro de Santa Cruz, da qual se tornou prior. Enquanto co-fundador do Mosteiro, adoptou
a regra dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho e exerceu as suas funções, dando o exemplo grandioso de virtudes, entre as quais sobressaía a sua humildade, austeridade e caridade para com os mais pobres. Esta mais tarde, viria a ser uma das casas monásticas mais importantes durante a Primeira Dinastia.

Em meados de 1152, renunciou ao priorado de Santa Cruz e, em 1153 ao bispado de Coimbra, para que tinha sido convidado pelo Papa. Acabou por morrer em 1162 e a sua partida para a casa do Pai foi acompanhada, segundo a tradição, de sinais no céu e de prodigiosos milagres. Foi canonizado um ano após a sua morte.

S. Teotónio tornava-se assim o primeiro santo português a subir ao altar, sendo recordado sobretudo por ter sido um reformador da vida religiosa nessa Nação nascente que era Portugal.

O culto foi-se espalhando pelos Agostinianos um pouco por todo o Mundo.

S. Teotónio tornou-se o Santo Padroeiro da cidade de Viseu e da Respectiva diocese. É ainda padroeiro da vila de Valença, sua terra natal.

É também o Santo que dá o nome a um colégio em Coimbra, chamado Colégio de São Teotónio e ao Hospital de São Teotónio, em Viseu.

Fonte: http://anseiosdeumalma.freeiz.com/?p=400
Foto da minha autoria.

Sem comentários:

Enviar um comentário